quarta-feira, 10 de março de 2010

Plano Diretor

Vereadores reuniram-se na tarde de hoje, após a sessão ordinária da Câmara Municipal, para retomar as discussões acerca da criação de um Plano Diretor para Ponta Grossa. De acordo com a vereadora Ana Maria, são necessários estudos para que possam ser elaborados projetos a fim de buscar melhorias sociais, econômicas e ambientais a estrutura da cidade. "Para uma empresa poder se instalar na cidade é necessário, por exemplo, que seja visto os impactos que poderá causar à cidade", exemplifica a vereadora.
O Plano Diretor irá criar diretrizes que a cidade deve ter para seu desenvolvimento urbano. "É o plano que dá todas as diretrizes para o Município e está defasado. Assumi o compromisso de propor novas leis na Conferência das Cidades. É nisto que vou focar no primeiro semestre deste ano", afirma a vereadora.
Eu irei buscar auxílio junto a profissionais capacitados e aos próprios colegas da Câmara a fim de propor novas leis para Ponta Grossa. "Temos que propor projetos de leis que se complementem para ter um Plano Diretor adequado", diz. Um plano diretor mostra a cidade como ela é atualmente e como ela deveria ser no futuro. Mostra como o terreno da cidade deve ser utilizado e se a infra-estrutura pública de uma cidade como educação, vias públicas, policiamento e de cobertura contra incêndio, bem como saneamento de água e esgoto, e transporte público, deve ser expandida, melhorada ou criada. Além disso, o plano diretor deve definir as áreas que podem ser adensadas, com edifícios de maior altura, as áreas que devem permanecer com média ou baixa densidade, e aquelas áreas que não devem ser urbanizadas, tais como as áreas de preservação permanente.

Nenhum comentário: