quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ponta Grossa perde um de seus jornalistas mais prestigiados



A cidade de Ponta Grossa perdeu na última terça-feira, 31 de janeiro, o jornalista e professor universitário Victor E. Folquening, vítima de um trágico acidente, na Rua Sete de Setembro, em Curitiba, atropelado por um ônibus. Seu corpo foi sepultado hoje, no Cemitério São João, em Ponta Grossa.


Nascido aqui, formou-se em Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde veio também a atuar como professor.  Ele também fez o curso de mestrado em Ciências Sociais Aplicadas (2001) e atualmente cursava doutorado em Ciências da Comunicação na Unisinos/RS. 


Em sua carreira profissional, foi repórter do Jornal da Manhã, Gazeta do Povo e, desde 2010, respondia pela edição do Jornal União, com circulação semanal na Região Metropolitana de Curitiba. Folquening também foi assessor da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (2001). 


Na área de ensino, além da UEPG, atuou como professor nas universidades Positivo, Novo Ateneu, OPET e na UniBrasil, onde mantinha vínculo desde 2006. Na UniBrasil, Folquenig foi coordenador do Curso de Jornalismo e fundador do Grupo de Teatro Universitário (GRUTUN!).


Autor do livro “O Jornalismo é um humanismo” (Editora Pós-Escrito, 2002), resultado da dissertação de mestrado, realizado na UEPG sob orientação da professora Divanir Munhoz, Victor escreveu dezenas de artigos acadêmicos ou trabalhos científicos, apresentados em eventos da área de Comunicação Social no País.


“Victor era um companheiro sempre atencioso e muito eficaz. Trabalhamos juntos na campanha eleitoral no final dos anos 90 e também na prefeitura, quando ele atuou como assessor de Imprensa do prefeito Péricles. A cidade perde muito com a morte dele”, destacou a vereadora. 

Nenhum comentário: