segunda-feira, 30 de novembro de 2009
"Esporte e Lazer" está garantido para 2010
domingo, 29 de novembro de 2009
Convênio com a União deve continuar
Programa 'Esporte e Lazer da Cidade' recebe avaliação positiva de representantes do Ministério do Esporte
De acordo com a secretária, o objetivo do programa financiado pelo Ministério do Esporte é promover o acesso ao esporte e ao lazer para a população de baixa renda. Rejane enfatiza que o investimento tem sido bem aplicado em Ponta Grossa. Diante da avaliação positiva dos representantes do Ministério e também da garantia de duas emendas parlamentares no orçamento da União, o programa deve continuar em Ponta Grossa.
Segundo a secretária nacional do Ministério do Esporte, os dois núcleos do programa na cidade têm acompanhamento constante. Para o próximo ano, Ana Maria conseguiu uma emenda do deputado federal Ângelo Vanhoni (PT), no valor de R$ 240 mil, e outra do deputado federal Hermes Parcianello (PMDB), de R$ 80 mil. Este montante é suficiente para manter os dois núcleos existentes - no Jardim Ouro Verde e no Parque Auto Esterada - e para a criação de mais três. "Queremos ampliar os locais de funcionamento do programa. Para isso contamos com a avaliação positiva da secretária nacional e com as emendas dos deputados federais", relata Ana Maria.
Rejane destaca que em Ponta Grossa o programa atende as perspectivas do Ministério, de possibilitar o acesso das pessoas de baixa renda à prática do esporte e lazer. São oferecidas as práticas do futebol e vôlei, grupo de capoeira e karatê, de axé, canto e aula de ginástica. São beneficiadas cerca de 1078 pessoas, com idade entre quatro e 80 anos, que recebem também, gratuitamente, aulas de desenho, artesanato, costura e o grupo da terceira idade.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Encerramento do "Esporte e Lazer" terá presença de membro do Governo Federal
A Prefeitura irá emprestar a estrutura física, além de apoiar a vereadora no evento que garantirá a verba federal do projeto para o ano que vem. “A entidade privada, ou pública que não esteja ligada a prefeitura tem de se mexer, não apenas pedir verbas. A união é fundamental para reconhecimento do projeto e incentivo para a elaboração de futuras iniciativas”, destaca a vereadora. Para o secretário, o apoio da Prefeitura acrescenta para ambos os interessados. “Apresentaremos à secretária nacional todos os projetos ligados a esporte do município. O ‘Esporte e Lazer’ possibilitou a aproximação entre o Governo Municipal e Federal. Com o contato, podemos encaminhar os projetos diretamente para Brasília”, ressalta o secretário, Marcelo Martins.
A partir das 14h, além das partidas de futebol e vôlei, apresentação do grupo de capoeira e karatê, além de axé, canto e uma aula de ginástica, violeiros organizarão rodas de música caipira para divertir o pessoal. Para a criançada, lanches e brincadeiras durante toda a tarde. As festividades serão na Praça do Sol, no Parque Ambiental. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Ginásio Oscar Pereira.
Fiscalização
Dois fiscais analisarão o balanço que será apresentado aos professores do projeto “Esporte e Lazer da Cidade”. Conforme a avaliação do rendimento dos dois núcleos: Recanto dos Boleirose Jardim Ouro Verde; e seus sub-núcleos: Jardim Santa Lúcia, Jardim Cavanis e Vila Santa Bárbara. São 1078 beneficiados, com idade entre quatro e 80 anos, que recebem gratuitamente aulas de desenho, capoeira, karatê, artesanato, costura, axé, futebol infantil, adulto masculino, adulto feminino, ginástica feminina, violão, canto e grupo da terceira idade. O projeto é uma iniciativa da vereadora Ana Maria, que desde 2005, tentava implantá-lo em Ponta Grossa. Ela teve sucesso no ano passado, quando a documentação foi aprovada. O “Esporte e Lazer da Cidade” foi colocado em prática em janeiro deste ano. “Trimestralmente é preciso enviar um relatório sobre a receptividade das aulas e os objetivos do que foi ministrado. O balanço anual será entregue nas mãos da secretária (Ministério do Esporte), que pediu para vir à Ponta Grossa verificar o andamento do projeto”, relata um dos coordenadores e professor de capoeira, Hélcio Barbosa, que acrescenta, “Para ela querer analisar pessoalmente, só pode estar satisfeita com o resultado”.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Greve dos servidores recebe Moção de Apoio
A vereadora Prof. Ana Maria Holleben pediu durante a sessão ordinária que a votação de sua Moção de apoio aos Servidores do Ministério do Trabalho e do Emprego (TEM) fosse votada ainda hoje. Com o consentimento e votação favorável de todos os demais vereadores, durante a sessão extraordinária solicitada pelo vereador ‘Valtão’.
Ana Maria explicou que apoiava a reivindicação dos servidores junto ao Governo Federal para aprovação de um Plano Especial de Cargos do MTE, que segundo a vereadora, “é tão necessário e justo plano de carreira”. Para ela, os servidores pedem uma tabela remuneratória equivalente a praticada por outros órgãos do poder executivo que possuem carreira administrativa e já tiveram seus vencimentos reajustados, a exemplo do INSS.
“Os servidores do MTE são executores de serviços e das políticas de trabalho, emprego e renda”, destaca a professora e complementa que eles pedem melhores condições de trabalho, o que tornará mais eficiente o atendimento aos trabalhadores, sobretudo aos desempregados e vítimas de crise econômica.
O plano solicitado pelos servidores irá englobar as principais carreiras e planos existentes no âmbito do órgão governamental. A vereadora lembra que o MTE possui unidades descentralizadas em todos os Estados do Brasil e tem representação em mais de 500 municípios. Eles atendem à população através das seguintes políticas: elaboração, implantação e coordenação de ações na área de relações do trabalho; desenvolvimento, implementação e gerenciamento do fomento ao emprego, trabalho e renda; inspeção do trabalho; promoção de ações de economia solidária e estímulo ao microcrédito produtivo e orientado e atendimento e orientação ao trabalhador.
“A proposta para criação do Plano Especial de Cargos do MTE tem como objetivo principal, reforçar a necessidade de dotar a Administração de capital humano qualificado também na área social”, ressalta a vereadora.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
‘Construindo uma nova Ponta Grossa’ é eleita!
Vereadora Ana Maria durante a contagem de votos.
Petistas mostraram sua preferência pela chapa um durante eleição interna do PT.
A principal preocupação da chapa vencedora é com uma sede do partido na cidade. “Precisamos nos organizar para as eleições do ano que vem. O processo eleitoral é sempre difícil e temos muito trabalho pela frente com a candidatura de Dilma (Rousseff) à presidência e de Gleisi (Roffmann) ao Senado”, frisa Ana Maria.
Outro ponto que terá privilégio para o novo diretório é a ida aos bairros retomando a antiga prática setorial do partido. “Esta reorganização do PT no município privilegiará o debate ideológico. Os petistas solicitaram isto na votação. Ficamos muito felizes com a participação da militância que estava animada”, conclui a vereadora.
Ana Maria falou aos vereadores, população e imprensa durante a sessão ordinária de hoje sobre o resultado da eleição deixando claro que o diretório eleito está disposto a trabalhar com garra, vontade e coragem. O grupo será composto de 21 membros, ainda não definidos.
Por enquanto não foi marcada a data da posse do novo presidente e chapa vencedora.
Eleição interna do PT
Total de votos: 481
Presidente Municipal
- Péricles Holleben: 427 votos - 89%
Chapa Municipal
- "Construindo uma nova Ponta Grossa": 263 votos - 59%
- "O partido que muda o Brasil": 181 votos - 41%
- Enio Verri: 314 votos - 91%
Presidente Nacional eleito
- Zé Eduardo Dutra: 329 votos - 91%
Chapa Nacional eleita
- "O partido que muda o Brasil": 328 votos - 94%
Eleição pelo Brasil
Até as 14h40 desta segunda-feira (23) o PT do Paraná apurou os resultados de 150 municípios do Estado, o que corresponde a aproximadamente 60 % dos votos.
Confira a parcial (votos válidos):
Presidente Nacional:
- Zé Eduardo Dutra: 7.771 votos - 73%
- José Eduardo Cardozo: 1.297 votos - 12%
- Iriny Lopes: 819 votos - 8%
- Geraldo Magela: 674 votos - 6%
- Markus Sokol: 79 votos – 1%
- Serge Goulart: 60 votos – 0%
Chapa Nacional:
- O Partido que Muda o Brasil: 7.659 votos - 73%
- Mensagem ao Partido: 1.101 votos - 10%
- Esquerda Socialista: 845 votos - 8%
- Movimento: Partido para Todos: 608 votos - 6%
- Partido para Todos: 131 votos - 1%
- Terra, Trabalho e Soberania: 115 votos - 1%
- Virar à Esquerda: Reatar com o Socialismo: 42 votos - 0%
- Contraponto: 20 votos - 0%
Presidente Estadual:
- Enio Verri: 7.825 votos - 73%
- Tadeu Veneri: 1.770 votos - 17%
- Marcio Pessatti: 1.031 votos - 10%
- Alfeo Luiz Cappellari: 75 votos - 0%
Chapa Estadual:
- O Partido que Muda o Brasil: 7.826 votos - 75%
- Luta Socialista: 955 votos - 9%
- Compromisso com a Revolução Democrática: Uma Mensagem Socialista: 896 votos - 9%
- Movimento: Um Partido para Todos: 677 votos - 6%
- Terra, Trabalho e Soberania: 111 votos - 1%
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
‘Porcadeiros’ traz história de anônimos que fundaram cidades no Paraná
É famoso o tropeirismo de gado; poucos sabem do tropeirismo de porcos. Porcadeiro (485 páginas, edição do autor) é exemplo acabado da sensibilidade de Arnoldo. O livro relata as travessias dos condutores de porcos pelos campos do Paraná. Em viagens que duravam meses, marcadas pela paciência e determinação das comitivas, as tropeadas reuniam milhares de porcos ao longo dos difíceis caminhos: “Em pontos estratégicos, comerciantes instalavam-se para receber os porcadeiros e os animais. Em grandes mangueiras, pelas quais cobravam aluguel, recolhiam os porcos e ainda vendiam a comida para alimentá-los durante a permanência no local. Em dias de muito calor, as viagens eram interrompidas, para evitar o desgaste dos animais muito gordos. Quando um animal se machucava, era sacrificado, sua carne transformada em charque e usada na alimentação da comitiva. O barulho da porcada e a cantoria dos chamadores (os que caminhavam à frente, chamando os animais com grãos de milho) quebravam o silêncio dos lugares distantes e isolados”.
Da criação de porcos em regiões das matas, distantes dos grandes centros, originou-se o tropeirismo de porcos. Cidades nasceram e se desenvolveram com os porcadeiros. Pato Branco é o exemplo mais notável, onde homens de espírito aventureiro foram buscar vida melhor num pedaço do sertão.
Quatro livros de Bach retratam o ontem do Brasil meridional: ‘Trens’, ‘Vapores’, ‘Carroções’ e ‘Alemães do Volga no Pugas’. Essas e outras obras trazem, além de subsídios para a história, capítulos da heroica colonização do Paraná e, talvez, o mais importante, o registro da memória de vida dos desbravadores. Gente humilde, que perseguiu selva adentro a fortuna ou a falência, com sangue, suor, lágrimas e muita alegria de viver
Moradores do Jardim Cerejeira pedem melhorias
A vereadora Ana Maria Holleben e representantes do Jardim Cerejeira entregaram um abaixo-assinado ao prefeito Pedro Wosgrau Filho, na segunda-feira (16), solicitando à administração pública, melhorias e necessidades dos moradores do loteamento: construção de CMEI; galerias de águas pluviais; linha de ônibus; campo de futebol e uma sede para a associação de moradores. O prefeito já deu resposta aos pedidos.
Quanto ao CMEI, o atual gestor informou que existe um projeto de instalação e, provavelmente, a construção terá início em março de 2010. No que diz respeito às galerias, o pedido será encaminhado ao setor competente que deverá averiguar a situação, pois o loteamento é de responsabilidade da Prolar.
Outra reclamação dos moradores é o número reduzido de ônibus circulando na linha Santa Tereza. Wosgrau se comprometeu a obter mais informações sobre a possibilidade de aumentar a quantidade da frota que circula na região. Ele deixou anotado em sua agenda o pedido do campo de futebol.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
PAC poderá não ser destinado a PG em 2010
Conferência das Cidades garantirá ao município recursos federais para investimento em projetos de mobilidade urbana, como ciclovias
Na sessão de ontem da Câmara, a vereadora professora Ana Maria Holleben requisitou o espaço da tribuna para chamar a atenção para a organização da 4ª Conferência das Cidades. Ela reforçou que o prazo final para inscrição do Município vai até dia 16 deste mês e, por enquanto, a Prefeitura permanece com a convocação parada na assessoria legislativa. A vereadora relembrou que o prazo limite para que as cidades realizem a conferência é até dia 15 de dezembro. Por este motivo a vereadora solicitou ao presidente da Casa de Leis que montasse uma comissão que trabalhasse junto com a Prefeitura para organizar. Ao final da sessão, Mainardes indicou Ana Maria e o vereador Walter José de Souza, o Valtão, para ficarem responsáveis pela comissão da Câmara.
O Paraná terá 80 delegados no debate nacional. Cada Município ou região deve indicar representantes para a etapa estadual, sendo que nem todos participarão do evento em maio de 2010, em Brasília. “Corremos o risco de não nos inscrever no prazo hábil, poderemos não ter a conferência e com isso, perderemos recursos federais destinados através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de 2010. Outras cidades menores já realizaram suas conferências”, ressalta a vereadora. O debate de nível estadual será entre fevereiro e maio do ano que vem.
Conferência
Seguindo a tendência de sempre eleger um assunto de elevada importância no contexto urbano, a temática deste ano girará em torno da Mobilidade Urbana e de todos os aspectos a ela relacionados, notadamente os referentes ao transporte coletivo urbano, meios alternativos de transporte nas cidades, tarifas dos serviços de transporte coletivo, acessibilidade, mobilidade urbana sustentável e políticas públicas voltadas a essa área. Ana Maria quer levar até a conferência um projeto de ciclovias para a cidade. “No Governo Municipal Péricles cada rua que fosse pavimentada, deveria possuir espaço para ciclistas. Após sua saída da Prefeitura, as novas vias não tiveram o que foi idealizado pelo PT. O Contorno Leste deveria ter ciclovia para que os moradores da região pudessem ir pedalando até as fábricas”, lamenta a professora.
O ministro de Estado das Cidades , Márcio Fortes de Almeida, durante a conferência realizada na Capital do País, lembrou que o PAC da Mobilidade em discussão no governo só será decidido depois de ouvir prefeitos e governadores e contemplará projetos que atendam necessidades da Copa de 2014, levando em conta critérios como o da modicidade, legado para as cidades sede e cronograma de realização das obras.
Mais informações pelo site: http://www.cidades.gov.br/conselho-das-cidades/conferencias-das-cidades/4a-conferencia-das-cidades
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Luta pelas donas de casa continua
Gleise, juntamente com Ana Maria, chamaram as donas de casa para ajudar na próxima batalha pelo reconhecimento do trabalho doméstico
A luta pelo reconhecimento dos afazeres domésticos como um trabalho propriamente dito teve início em 2000, mas se efetivou apenas em 2005 com o apoio de Ana Maria. “A vereadora organizou a primeira passeata das donas de casa, foram sete mil mulheres reunidas em busca dos seus direitos. A iniciativa desencadeou a movimentação pelo país. Em 2006, durante uma marcha das mulheres em Brasília, foi entregue um abaixo-assinado com mais de um milhão de assinaturas e neste mesmo ano foi aprovada a aposentadoria para donas de casa”, relembra Gleisi, destacando a importância da participação de Ana Maria na conquista. A conquista foi a Lei Complementar 123, incorporada na Constituição Brasileira que com o Plano Simplificado garantiu que não só as mulheres, mas também microempreendedores que desejem contribuir possam procurar a previdência. No caso das trabalhadoras de casa, elas necessitam pagar a previdência durante 15 anos para se aposentar aos 60. O valor destinado por esse grupo é metade dos 11% de um salário mínimo, o que equivale a R$ 51. Se a pessoa contribuir um tempo maior do que o exigido, não interfere no valor da aposentadoria, pois apenas a data estipulada será levada em conta. Após um ano de pagamento, a beneficiada já terá direito a auxílio saúde, licença maternidade, aposentadoria por invalidez e em caso de morte, o filho terá direito a pensão.
“A maior conquista foi o reconhecimento do trabalho de casa. Em nossa cultura é obrigação da mulher tomar conta dos afazeres domésticos. Muitas mulheres quando questionadas a respeito de sua ocupação dizem que não trabalho, o que é errado, pois os afazeres domésticos desprendem muito tempo e esforço físico”, ressalta Gleisi.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Projeto implantado por Ana Maria aproximará Governo Federal de PG
A parceria da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa veio acrescentar o evento. “A entidade privada, ou pública que não esteja ligada a prefeitura tem de se mexer, não apenas pedir verbas. A união é fundamental para reconhecimento do projeto e incentivo para a elaboração de futuras iniciativas”, destaca a vereadora. Para o secretário, o apoio da Prefeitura acrescenta para ambos os interessados. “Apresentaremos para a secretária nacional todos os projetos ligados a esporte do município. O Esporte e Lazer possibilitou o contato entre o Governo Municipal e o Governo Federal. Com o contato, podemos encaminhar os projetos diretamente para Brasília”, ressalta o secretário, Marcelo Martins.
Núcleos
Ponta Grossa possui dois núcleos: o Recanto dos Boleiros e o Jardim Ouro Verde. Participam dos projetos 788 alunos entre três e 81 anos. São ministradas gratuitamente aulas de desenho, capoeira, karatê, artesanato, costura, axé, futebol infantil, adulto masculino, adulto feminino e para veteranos, ginástica feminina, violão, canto e grupo da terceira idade. Os sub-núcleos do Jardim Santa Lúcia e do Jardim Cavanis possuem aula de capoeira e futebol na Vila Santa Bárbara.
Gleisi discutirá aposentadoria para donas-de-casa
Com as mulheres envolvidas na política, como a vereadora Ana Maria, a pré-candidata ao senado conversará e tratará dos últimos detalhes da ida dessas mulheres à Brasília no dia oito de março de 2010.
Outra figura política do partido dos trabalhadores participará do evento, o deputado estadual, Péricles de Mello. Ele acompanhará a sessão e conversará com a população do município juntamente com a senadora e a vereadora.
Por enquanto, Ana Maria não marcou qualquer outro compromisso em companhia de Gleisi, que deve chegar a cidade próximo da hora de seu discurso, pois tem reunião com as donas de casa de Curitiba pela manhã. Ela conversará com a imprensa após o término da sessão.
Todos os munícipes e órgãos da imprensa estão convidados a participar e acrescentar o evento.