domingo, 14 de agosto de 2011

PT se prepara para as eleições do ano que vem


Na última quinta-feira (11 de agosto), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, esteve em Curitiba para se reunir e conversar com as lideranças estaduais. A vereadora Ana Maria de Holleben e o deputado estadual Péricles de Mello participaram do encontro juntamente com cerca de 200 pessoas, entre prefeitos, vereadores, presidentes de diretórios municipais, membros da Executiva e secretários do Diretório Estadual e demais lideranças petistas do Paraná.
O dirigente iniciou o debate explicando a importância de visitar os Diretórios Estaduais. Segundo Falcão, o objetivo é aproximar o PT Nacional das bases. “Este contato pessoal com a militância é insubstituível. A participação coletiva é a melhor forma de fazer o PT crescer e se aproximar cada vez mais do nosso projeto, que é uma sociedade livre de preconceitos, plena em justiça e igualdade”, disse.
Em seguida, o presidente destacou alguns números da pesquisa divulgada na última passada, que aponta o PT, com 32%, como o partido preferido dos brasileiros. Falcão afirmou que, para continuar cada vez mais forte, entre outras atividades, o PT está cumprindo uma agenda de aproximação com os movimentos sociais e centrais sindicais e de defesa da reforma política.
“Pela nossa origem e projeto político, a aproximação com sindicatos e movimentos populares deve ser permanente. E estamos trabalhando para que isto seja feito. O partido também precisa defender suas bandeiras na reforma política. Consideramos que é importante o voto em lista, para corrigir a subrepresentação de gênero e etnias, o financiamento público de campanhas e a desburocratização de plebiscitos e referendos”, afirmou.
O dirigente falou ainda sobre a importância das novas formas de comunicação e os desafios do PT para conquistar novos filiados. “Os blogueiros independentes são hoje o embrião de uma grande rede de comunicação social pública e nosso papel é estimular estes novos mecanismos, bem como os militantes virtuais”.
Falcão demonstrou otimismo com a organização do partido para as eleições municipais. De acordo com ele, o objetivo do PT é manter as atuais prefeituras, reconquistar alguns municípios que já foram governados pelo partido e aumentar o número de vereadores.
“Se em 2010 fizemos todos os esforços para eleger a Dilma, digo que em 2012 tem que ser tudo pelo PT”, disse, arrancando aplausos da militância. “Mas não governamos sozinhos, não ganhamos eleições sozinhos, temos aliados diferenciados que precisam ser analisados em cada Estado e Município”, completou.
Sobre a hipótese do PT fazer alianças, o dirigente argumentou que a base do governo Dilma se manifesta nos Estados de maneira diferente “Neste momento devemos apresentar nossas pré-candidaturas e ao mesmo ir dialogando com os partidos da base do governo Dilma”, contou, explicando que ainda é cedo para decisões definitivas sobre as candidaturas.
 “Mais do que nunca percebemos que o partido vai estar forte para as eleições do ano que vem e é nossa obrigação nos colocar à disposição dos eleitores com um trabalho sério visando tornar nossa cidade cada vez melhor”, destacou a vereadora Ana Maria.

Nenhum comentário: