quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Conferência pede criação da Secretaria Municipal da Mulher


Uma secretaria municipal que possa atender às inúmeras demandas relacionadas às políticas públicas para mulheres foi a principal reivindicação elaborada na III Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, que ocorreu ontem, no Colégio Santana, em Ponta Grossa.
No evento, participaram cerca de 40 pessoas, que definiram principais focos de atuação para garantir mais combate à violência sexista, melhores condições e igualdade no trabalho, uma atuação do judiciário direcionada às demandas das mulheres, entre outros pontos. Na foto, vereadora Ana Maria conversando com mulheres participantes de uma das células da Conferência.
“Temos conseguido muitas vitórias através da nossa mobilização, mas ainda há um longo caminho a trilhar. Nesse sentido, a Conferência é um dos melhores instrumentos que temos para garantir mais dignidade às mulheres e construir uma sociedade mais justa”, disse a vereadora Ana Maria.
Além das propostas que serão entregues ao Executivo Municipal, a Conferência também elaborou recomendações para serem levadas à Conferência Estadual. Entre os destaques estão a aprovação da Lei da Aposentadoria da Dona de Casa proposta pela Senadora Gleisi Hoffmann, a regulamentação da alíquota de 5% do salário mínimo para o INSS para as mulheres de famílias de baixa renda e a Reforma Política, priorizando a lista fechada e alternada para maior participação das mulheres no Legislativo. “Com o voto em lista fechada é possível fazer um rodízio entre os candidatos e garantir que as mulheres exerçam de forma plena seu lugar na política”, destacou a vereadora.
Confira as propostas elaboradas na Conferência em âmbito municipal:
Criação da Secretaria da Mulher
Estruturação do Conselho da Mulher com sede própria, estrutura física e orçamento maior
Oferta de cursos técnicos para mulheres na Agência do Trabalhador
Criação do Juizado Especial da Mulher
Cursos de Formação Política para Mulheres

Nenhum comentário: